quinta-feira, 21 de março de 2013

E como foi ver a neve?

Oi, pessoal! 
Como prometido vim escrever meu post mensal, pra mim promessa é dívida. rsrs
Bom, hoje vou escrever um post curto, pois estou cheio de atividades para fazer. Um desabafo: não sei porque os professores daqui gostam tanto de passar exercícios práticos, toda semana tenho no mínimo 3 a 4 atividades para entregar. Sendo que é sempre obrigatório fazer relatórios de como se conseguiu chegar ao resultado final.
 Pra mim a pior parte não é fazer essas atividade, senão, escrever o relatório de como as fiz.
As vezes acho que tenho algum problema, porque como pode uma pessoa está morando a seis meses em um país e não conseguir escrever bem no idioma local. Mas com a ajuda do googleTranslate tudo se resolve. 
Depois do desabafo, vamos ao post. Hoje irei falar como foi ver a neve pela primeira vez.

É gelo, minha gente!
Muita neve.

Então, ver a neve era um sonho que tinha desde a infância. Sempre tive vontade de pegar um punhado de neve e fazer sorvete como via nos desenhos animados que assistia quando criança. Porém, ver neve no Brasil é algo bastante difícil, principalmente pra quem mora no nordeste. rsrs

Mas com a ajuda do CSF, que está me dando a oportunidade única de conhecer o velho continente, consegui por fim realizar meu velho sonho das antigas. Para isso fui para a chamada Sierra Nevada, região de Andalucía aqui na Espanha, que fica a mais ou menos 350 KM da cidade onde moro , Orihuela.

Essa serra é conhecida por possuir as melhores pistas de esportes de inverno aqui da Espanha, turistas do mundo todo vão para lá esquiar. É um local bem interessante, pois alia sol e neve ao mesmo tempo, ou seja, não faz temperaturas tão extremas. Para se ter uma ideia, no dia que fui lá, estava fazendo 3 graus e tinha bastante neve, sendo que, no norte da Europa como Oslo, local que com ótimas estações também, a temperatura pode chegar a -20 graus brincando. Acho que o frio em excesso pode tornar a experiência um pouco traumatizante.
Vista panorâmica da serra.
Pois bem, antes de ir para a Sierra Nevada fiquei hospedado em Granada durante um dia. Achei a cidade pequenininha, embora tenha bastante monumentos interessantes. O principal monumento de lá é a Alhambra, um tipo de castelo que fica em cima das montanhas.

Outra coisa de Granada que achei super diferente foi a forma das pessoas falarem. O castelhano de lá é bem diferente do que estou acostumado a escutar aqui na comunidade valenciana. Lá as pessoas engolem muitas letras das palavras, mudando bastante a sonoridade das mesmas. Houve horas que pensei haver desaprendido o espanhol, pois não entendia muita coisa do que os moradores locais falavam. O hostel que fiquei hospedado era super bom, se chama meridiano, e o staf é super gente fina. Foi um dos melhores que já fiquei.

Granada

Granada

Granada

Subindo a serra. 

Para chegar a serra foi necessário pegar um ônibus, sendo que, os primeiros vestígios de neve que vi foi dentro dele. A Sierra nevada fica a uma altitude de mais de 1500 metros.
Ao ver a neve no cantinho da estrada a achei parecida com espuma de sabão. Já se ia por água abaixo o meu pensamento de que a neve era como se fosse um creme. rsrs Ao descer me vi com neve por todos os lados. Tudo era neve, não se via terra, apenas aquele tapete branco. Fiquei maravilhado. Era tudo muito lindo. A viagem já tinha valido a pena só por aquele momento.

Só alegria na neve.

Lago congelado.
Sai para explorar aquele lugar tão belo, nem senti frio de tão feliz que estava. Até que finalmente toquei na neve e vi que se parecia com gelo daquelas raspadinhas que a gente compra na praia. No final não era como sorvete, que nem os desenhos mostravam, mas era tudo de bom.

A minha cara já explica tudo. rsrs

Passei o dia caminhando pela serra, porém não tive coragem de praticar esqui ou snowboard. Haviam me dito que era bastante perigoso e que era necessário ter alguma prática. Acho que é por isso que lá tinha tantos postos de fisioterapia e ortopedia. Tirando pela minha experiência com patinação no gelo achei melhor não me arriscar.

 Antes de ir embora peguei uma cadeirinha daquelas que só havia visto em filmes e ela me deixou na parte mais alta da serra. De lá pude ter uma vista privilegiada daquele grandioso lugar.

Cadeirinha.

No topo da serra.
Chegou a hora de voltar para casa, e finalmente havia visto a neve. Pra mim o dia havia sido perfeito, porém tinha faltado uma coisa. A neve cair. Não nevou durante o dia inteiro que passei lá. Por isso, ainda fiquei com a dúvida de como seria a neve caindo.

Mas hoje não tenho mais essa dúvida, pois fiz uma viagem semana passada, que contarei em outro post pra vocês. Onde peguei uma frente fria e nevou durante o dia inteiro na cidade onde estava. Chegou a fazer mais frio do que na serra nevada, -3 graus. A viagem também foi perfeita! Vou deixar uma imagem para ver se vocês descobrem aonde é.
Que cidade é esta?
Então é isso gente. Hasta la próxima.