Bom, mais um mes se passou... Na verdade, o tempo esta passando bem rapido. Nao sei se é o relogio que esta voando ou se é a vida aqui nos EUA que é tao corrida que quando vejo, o dia ja acabou. rsrs
O fato é que o mes de outubro foi bem estressante. Estivemos em fase de finalização de modulo no curso de ingles, que nao fica nem um pouco atras do nosso "fim de periodo" do Brasil. Foi uma semana inteira a base de cafe do Mc Donalds pra aguentar a madrugada de homework, provas e quiz. Mas gracas a Deus passou e depois de "uma semana" de break (que eu nao curti pq estava estudando pro TOEFL), deu se inicio ao meu novo modulo.
No fim do mes de Outubro, tive uma semana horrivel. Com certeza a pior ate aqui. Uma professora e um tutor disseram que era "homesick", mas nao precisa de uma palavra americanizada pra explicar, era pura e simplesmente saudade. Saudade sem fim e que chega a doer. Gracas a Deus eu tenho os melhores amigos do mundo, uma roommate incrivel e uma familia maravilhosa! Chorei, chorei, chorei... chorei mais um pouco... e deu uma aliviada. Por esses dias estou bem melhor, a saudade e minha companheira constante, mas pelo menos nao ta machucando tanto.
No mais, a vida segue ne? Aproveitando e tirando pelo menos o sabado pra poder aproveitar e conhecer um pouco a cidade, tentando nao deixar o homework me destruir e sempre que possivel, conectada com o Brasil, pra ver se a distancia "diminui".
Ps.: Finalmente nevou! Foi pouco, mas deu pra fazer a alegria de quem nunca tinha visto. =)
sábado, 16 de novembro de 2013
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Dalhousie University
Já no primeiro dia em que cheguei em Halifax, fui visitar a minha universidade de destino,

Dalhousie University, ou Dal para os íntimos. O terreno da universidade é mais ou menos do tamanho da UFPI, porém em todo o terreno existe alguma construção e os prédios geralmente tem vários andares, as vezes subterrâneos também. Assim que cheguei na Dal, fui ao encontro das pessoas que estavam organizando a semana de orientação para alunos internacionais.
Existe um departamento da universidade, formado por alunos e professores, dedicado apenas aos alunos internacionais. A primeira orientação foi uma palestra sobre a universidade no auditório “Scotia Bank”. O interessante, nessa palestra foi saber que a maioria das pessoas do centro internacional não são do mesmo país, tem gente da Ucrânia, França, EUA, China entre outros, mas não tem brasileiro entre eles. Outra coisa interessante, foi que ao final da palestra ele fizeram algumas perguntas e quem acertava as perguntas ganhava um cartão no valor de CAD 50,00 (dólares canadenses), infelizmente eu não ganhei nenhum. Eles distribuíram uns quites que continha caneta, orientações de quais e como conseguir documentos locais e um mapa da universidade.
Depois da palestra, seguimos para fazer um tour pela universidade.
Fomos conhecer o prédio da união dos estudantes, correspondente a “salinha” do DCE no IFPI(instituição que estudo no Brasil). Conhecemos também outros prédios, como por exemplo o prédio de Artes e Ciências, o de Administração, de Química e uma Biblioteca das três bibliotecas.
Depois do tour, eu continuei explorando sozinho a universidade para conhecer o ginásio e o prédio da minha área, Ciência da Computação.
Finalizado o meu tour inicial, fui fazer minha carteira da universidade. Acostumado com o Brasil, estava disposto a esperar alguns dias ou semanas para fazer e pegar minha carteira. Para minha surpresa, em menos de 5 min, eu já estava de posse da minha carteira da universidade. A carteira me dá acesso ao sistema de transporte público de graça, tenho desconto em alguns lugares próximos a universidade, por exemplo uma lanchonete chamada “Second Cup” e uma loja de conveniências, além disso, ainda posso usar como cartão de débito com bandeira master card e também tenho acesso a algumas outras áreas da universidade, como por exemplo o “Dalplex” que é o ginásio da universidade.
Minha primeira visão da universidade foi muito boa. Deu para notar que a universidade realmente funciona e que as pessoas se ajudam. Existe departamentos para várias coisas diferentes para auxiliar todo mundo da universidade e da comunidade local. Existe por exemplo um centro de múltiplas crenças, centro de escrita, centro de estudantes internacionais, grupos de ciclismo, escalagem, teatro, centro de línguas, grupos de conversação, aplicação mobile da universidade com mapas, aplicação para envio de alertas sobre o tempo(nevasca ou incêndio por exemplo), serviço de segurança e táxi entre outros. Além do suporte, a universidade leva a sério a educação, no próximo post, falarei sobre as aulas e os professores da universidade.
Assinar:
Postagens (Atom)