segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Quando você viaja, um outro você traz você na mala.

Alguns alunos do IFPI que participaram do Programa Ciência sem Fronteiras no ano acadêmico  2012-2013 já retornaram ou estarão retornando até o final de setembro/2013.

Esses alunos e alunas estudaram em Portugal e na Espanha e, com certeza, terão muitas histórias para contar. Algumas já começaram a ser contadas aqui no blog mas ainda esperamos que cada um conte sua como foi o seu retorno para casa depois desse tempo fora.















Algo que é muito comum acontecer, quando se viaja para o exterior, é o choque cultural. Principalmente, quando se viaja para países que possuem serviços de qualidade e que funcionam de forma diferente do Brasil, como transporte, saúde e educação. No início, é comum nos sentirmos um peixe fora d'água mas dependendo do tempo que passamos fora, terminamos nos adaptando e até gostando de estar fora do Brasil.

Porém, no caso do Ciência sem Fronteiras, essa viagem acaba. Como dizia uma música do Los Hermanos: "Todo carnaval tem seu fim". E, ao voltar para casa, a sensação de 'peixe fora d'água' pode voltar. É o choque cultural reverso.














Como não somos os únicos a sentir esse choque, vale a pena ler algumas dicas sobre como lidar com esse sentimento: Reverse Culture Shock

O choque cultural reverso não precisa ser uma experiência solitária.


Aqui vão mais algumas matérias interessantes:
A dificil volta ao Brasil após um Intercambio
Depressão pós-intercâmbio
Síndrome do regresso

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário